Endocrinologia
recuperando e
equilibrando seu
organismo

O que é a Endocrinologia?

Endocrinologia é a especialidade médica que trata da atividade glandular. Quando uma glândula passa a não funcionar corretamente, causa uma série de problemas, e é o médico endocrinologista que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro, tratando doenças hormonais e metabólicas, com a finalidade de recuperar o equilíbrio do organismo.

Quando devo procurar um Endocrinologista?

Você deve procurar um Endocrinologista quando existir histórico familiar de diabetes ou doenças da tireóide, aparecimento de pelos em excesso nas mulheres, ganho de peso ou perda do mesmo sem causa aparente, surgimento de nódulos na tireóide e ainda, quando a pressão arterial está elevada e não controlada com medicamentos, quando houver dificuldade para gestação, mesmo se o casal for fértil, aparecimento de manchas escuras na regiões das axilas e pescoço, queda de cabelo exagerada, unhas quebradiças, quando você apresentar desânimo e cansaço excessivo, taquicardia, suor excessivo. Todos esses são indicadores que você deve prestar atenção e procurar um profissional.

No caso das crianças, deve-se procurar quando há dificuldade no desenvolvimento e crescimento, bem como no atraso do surgimento das características sexuais no início da adolescência.

Já em pacientes com doenças diagnosticadas, as consultas devem ser periódicas para realização de ajuste de medicamentos e prevenção de complicações.

Quais as doenças tratadas pelo médico endocrinologista?

Diabetes

Diabetes é uma doença crônica, onde a quantidade de glicose no sangue é muito elevada porque o pâncreas não produz qualquer insulina ou não produz insulina suficiente para ajudar a glicose a entrar nas células do corpo ou a insulina que é produzida não funciona adequadamente, também conhecido como resistência à insulina.

Síndrome Do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.

Obesidade

Obesidade é uma condição médica em que se verifica acumulação excessiva de tecido adiposo (gordura) ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde.

Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m², e com excesso de peso quando o seu IMC é superior a 25–30 kg/m².

Tireoide

De maneira geral, os principais problemas que afetam o funcionamento dessa glândula estão relacionados ao hipotireoidismo e ao hipertireoidismo.

Hipotireoidismo é quando essa glândula não produz as quantidades suficientes dos hormônios T3 e T4, fazendo com que todas as funções do organismo se tornem mais lentas. Os sintomas dessa doença são:

• Cansaço intenso sem causa aparente;
• Aumento de peso;
• Dores articulares;
• Raciocínio lento;
• Problemas de memória;
• Sonolência excessiva;
• Irregularidades no ciclo menstrual;
• Aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL);
• Problemas de crescimento e desenvolvimento (crianças e adolescentes);
• Retenção de líquido (inchaço);
• Constantes episódios de prisão de ventre e intestino lento;
• Fraqueza muscular;
• Falta de desejo sexual;
• Olheiras;
• Coração com batimentos lentos;
• Depressão;
• Pele seca;
• Queda de cabelo;
• Unhas quebradiças.

Já o hipertireoidismo é o contrário, ou seja, ocorre quando essa glândula produz maior quantidade dos hormônios T3 e T4 que o necessário, sendo reconhecida pelos seguintes sintomas:

• Ritmo cardíaco acelerado;
• Bruscas alterações de humor;
• Perda de peso;
• Transpiração excessiva;
• Ansiedade;
• Irritação;
• Menstruação irregular;
• Insônia;
• Fome excessiva;
• Fraqueza nos músculos;
• Ejaculação precoce;
• Tremores;
• Inchaço nos olhos;
• Intolerância ao calor;
• Queda de cabelo.

Osteoporose

A Osteoporose é a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento, provocando a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, isto provoca a fragilização dos ossos e aumenta o risco de fraturas.

É um problema comum nas mulheres após a menopausa, pois consiste na redução da massa dos ossos, com alterações em sua microestrutura.

Entre os homens, a osteoporose é mais comum depois dos 65 anos, entre casados ou viúvos e sedentários.

Distúrbio da Puberdade

Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.

Distúrbio das Glândulas Suprarrenal

Entre as doenças associadas a distúrbios na produção de hormônios na glândula suprarrenal estão a Doença de Addison, a Síndrome de Cushing e o Feocromocitoma. Os tumores benignos que se originam do córtex da glândula suprarrenal são frequentes e merecem atenção.

Menopausa

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios.

Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. Ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona e o método mais eficaz de tratar a menopausa é a terapia de reposição hormonal.

Andropausa

Andropausa é a condição caracterizada pela baixa da testosterona na corrente sanguínea.

A partir dos 40 anos, todos os homens estão propensos a manifestar andropausa, entretanto as chances são ainda maiores para os: Diabéticos, Depressivos, Hipertensos, Obesos, Alcoólatras, Fumantes, Sedentários.

A partir de que idade posso iniciar o tratamento?

Endocrinologia pediatra: até 12 anos.

Endocrinologia adulta: a partir de 12 anos.

Se preferir, nós ligamos para você.